Olhares sobre o ESC2017: França


França
Intérprete(s): Alma
Tema: Requiem


Cláudio Rodrigues Depois de termos visto a França conquistar os fãs por toda a Europa com Amir, e de ter alcançado o melhor resultado desde 2002, temos este ano Alma, a tentar manter o país na onda dos bons resultados. Musicalmente é um misto de sensações: o instrumental é “catchy” o suficiente para nos fazer dançar, e a melodia em si faz-nos cantarolar. No entanto, a mudança no refrão para introduzir algumas palavras na língua de Shakespeare faz-me torcer o nariz e tirou a harmonia que havia na música. Soa muito estranho e parece que há uma estratégia de repetir a fórmula de Amir. Se não fosse essa alteração, a minha pontuação seria outra. 

6 pontos

Fabiana Silva - Não sei me decidir em relação à França. A versão original era muito boa, mas algumas das mudanças feitas para o Eurovision não funcionaram nem um pouco – e não falo da parte do refrão em inglês, que até ficou aceitável. As inserções de instrumentos de cordas em alguns pontos não ficaram muito naturais, não acrescentaram muito ao conjunto. Quanto à Alma, ela melhorou muito o vocal e não me surpreenderá uma posição igual ou até melhor que a de Amir (top5). 

7 pontos

Hugo Sepúlveda - A entrada de França mal foi anunciada desiludiu-me um pouco, pois já conhecia a música e então faltou-lhe aquele factor de surpresa/novidade. A versão bilingue é daquelas que se estranha, mas lá se entranha. O que deixa mais a desejar é a voz de Alma ao vivo. Quanto à música, gosto do instrumental, é algo que vai crescendo e cativando, uma sonoridade contemporânea com um toque de “glamour”. A letra é interessante e foge um pouco ao banal, mantendo-se no estilo da música. Se Alma continuar a melhorar no que toca à sua prestação vocal, juntamente com um bom "staging" penso que consiga um bom lugar, tirando partido de alguma atenção que tem vindo a suscitar.

7 pontos

Lisa Garden - Gosto imenso da língua francesa, embora perceba muito pouco. Mas sinto que o instrumental tem muita informação e dispensava a parte da letra em inglês. Por isso fiquei um pouco desiludida, porque acho que a melodia de voz está bem conseguida, a voz é agradável… mas precisava de um instrumental melhor.

6 pontos

Márcia Rodrigues - Depois da J’ai Cherché, França volta a presentear-nos com uma grande música! Atrevo-me a dizer que a Requiem ultrapassa a canção do Amir. O "revamp" deixou-me um bocadinho desiludida, especialmente por causa dos versos em inglês, mas não tardou até me habituar a esta nova versão. É um tema moderno e elegante e a Alma consegue transmitir tudo isso muito bem. Talvez não ultrapasse o sexto lugar de Amir, mas tenho a certeza que este requiem vai deixar os franceses novamente muito satisfeitos. 

12 pontos

Nuno Carrilho - Se escrevesse este comentário há uns meses atrás diria que Requiem era uma daquelas canções que não me dizia nada... Contudo, aos poucos, a canção de França tem me convencido e é mesmo uma das minhas favoritas. Apesar de empolgante e descontraída, tenho receio, muito receio, da atuação em palco, pois parece-me que Alma não tem a "alma" suficiente para a defesa da canção num palco tão imponente como é o do Festival Eurovisão. Porém, é uma das minhas canções favoritas.

12 pontos

Pedro Lopes - É dos países que, até ao momento, ainda não consigo manter uma opinião 100% assertiva. Comecei por não lhe prestar muita atenção, dando, no entanto, o devido valor à Alma que é uma excelente intérprete. No entanto, muito antes da modificação, a música tinha crescido em mim, passando a ser uma das favoritas. Mas, e mais uma vez, a França faz este ano parte do lote de países que não sabe deixar uma coisa feita à primeira. Se não fosse a transformação do refrão para inglês, Requiem iria certamente receber muitos mais pontos. 

7 pontos

Rúben Ameixa - Ao estilo de J’ai Cherché, esperemos é que resulte melhor em palco. Gosto muito desta música e vejo-a facilmente num top10. 

8 pontos

Tiago Ribeiro - E a França a surpreender novamente este ano e caminhando a passos largos para mais um grande resultado! Na minha opinião, esta canção é inferior à de Amir, no entanto, é uma muito boa música. Considero Alma uma cantora carismática e no áudio ao vivo parece-me dar um toque especial à música. Com uma boa atuação, tem tudo para arrancar mais um top10 este ano. 

12 pontos



Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

1 comentário:

  1. Uma cara bonita, muito jovial, a cantar um requiem que soa muito bem. É uma das minhas favoritas para ganhar o eurofestival, além do Sobral e do tema sueco. Bem sei que são de tipos diferentes mas música é música e eu considero vários aspetos, não apenas a música em si. Dou 10 pontos.

    ResponderEliminar