Olhares sobre o ESC2017: São Marino


São Marino
Intérprete(s): Valentina Monetta & Jimmie Wilson
Tema: Spirit of The Night 



Cláudio Rodrigues São Marino é um daqueles países que nunca apostou seriamente em vencer um festival e, infelizmente, acho que está a mais, já que não inova. Ano após ano envia músicas datadas e este ano acontece precisamente o mesmo, já que o compositor se chama Ralph Siegel e parece que o seu talento se esgotou em 1982 (2013 foi uma exceção). Valentina Monetta está de volta (outra vez arroz!), mas não vem sozinha. Jamie Wilson, um norte-americano, decide juntar-se à veterana a tentar dar um rumo à canção, só que acabam por não fazer uma boa figura. Acredito que haja “admiradores secretos” da música, mas eu não sou um deles.

1 ponto

Fabiana Silva - Spirit of The Night me traz uma nostalgia boa; tenho vontade de levantar e sair dançando, como se não houvesse amanhã. Valentina é incrivelmente carismática e todos sabemos disso; e Jimmie, além do carisma, tem uma voz poderosíssima, que não passa desapercebida. Os dois juntos funcionaram e não me estranharia vê-los na final, desde que o trabalho de câmeras e a construção da performance seja bem feito pela delegação são-marinense. 

6 pontos

Hugo Sepúlveda - São Marino este ano é dos meus "guilty pleasures".  É daquelas músicas que são “tão más que se tornam boas”, por assim dizer… O que falta em qualidade compensam com animação. Em palco, a química de Valentina Monetta e Jimmie Wilson pode ajudar e vocalmente não ficam aquém do que a música pede. Penso que não se fica indiferente ao instrumental energético e divertido que Spirit of the Night apresenta. Pode não ser a melhor do certame, mas pelo menos não é mais uma balada aborrecida. 

3 pontos

Lisa Garden - A voz e técnica do Jimmie são incríveis. Enquanto amante de R&b, soul, funk… nunca me iria ficar diferente! Já a Valentina, pelo menos nesta interpretação, não faz de todo o meu estilo. E este não é de todo um dos tipos de instrumental que eu gosto. Parece-me que quiseram criar algo a rondar as musicas que passaram pela Eurovisão hà uns quantos anos atrás, mas não resultou muito bem na minha opinião. Este tipo de sonoridade já não soa tão bem como soava na altura dela. Comparando, acho que o género musical da Lituânia funcionou bastante melhor.

2 pontos

Márcia Rodrigues - São Marino ou São Monetta? Eu sei que São Marino é minúsculo e tem quase tantos habitantes quanto a minha pequena Figueira da Foz, mas não há mesmo mais cantores por lá? Bem, acho que é o que acontece quando se é considerada a rainha da Eurovisão. Mas para quem já vai na sua quarta participação no festival, a Valentina já devia saber melhor. Não há nada que eu consiga aprovar nesta música, parece uma música rasca saída das discotecas dos anos 80. Volta, Serhat. 

0 pontos

Nuno Carrilho - Comentar algo de São Marino decentemente tem se tornado, ano após ano, cada vez mais difícil. É mau... muito mau. É tão mau que não vai ficar em último e possivelmente poderá estar perto do apuramento (isto se não o conseguir mesmo). De resto não há mais nada a dizer... Ralph Sieger teve o seu tempo que já passou.

1 ponto

Pedro Lopes - Costuma-se dizer que “quem não tem cão, caça com gato”, e no caso de São Marino, voltamos a ter essa máxima em prática. Valentina Monetta deixou saudades desde 2014 e este ano está de volta. Contudo, com um música que, apesar de alegre e mexida, nada mais tem de novo a dar à competição. Veremos como Jimmy Wilson se irá comportar no palco eurovisivo. 

3 pontos

Ruben Ameixa- Ouvi esta música umas duas vezes no máximo.. Nada interessante, mais do mesmo. Esquece-se facilmente de tão banal que é.

1 ponto

Tiago Ribeiro - São Marino já experimentou todas as formas imaginárias de passar o máximo de vezes possíveis à final com a ajuda da Valentina Monetta. Penso que este ano o resultado final não será muito diferente do do ano passado. Esta música também não é marcada com o símbolo de 2017, no entanto não deixa de ter a sua graça. Boa tentativa São Marino, mas ainda não é desta que conseguirão obter um bom resultado.

2 pontos



Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

1 comentário:

  1. Se o sol quando nasce é para todos, porque razão só aparece a Moeda a representar a música sem representatividade do pequenito São Marino? Tomou-lhe o gosto e agora não quer outra coisa e para azar dela a música até é chata que se farta.Dou-lhe 1 ponto mas com a promessa de que para o ano não volta.

    ResponderEliminar