Olhares sobre o ESC2017: Estónia


Estónia
Intérprete(s): Koit Toome & Laura
Tema: Verona


Bruno Faria Acho esta canção muito cliché. Gosto do ritmo, mas é cliché… A letra também não é a melhor. Chama à atenção, fica no ouvido e talvez resulte no público. Não acredito que resulte no júri.

6 pontos

Gonçalo Vieira - A Estónia é conhecida neste meio por possuir uma das melhores e mais alternativas finais nacionais. Tal como é tradição, este facto concretizou-se. Ainda que haja sempre este registo a apontar, os estónios optam quase sempre pelo o que é comercialmente certo, sem arriscar muito. Verona é uma canção pop algo datada. Ainda que traga alguns pontos interessantes à competição como a presença de um duo ou de um estilo que outrora foi sucesso certo na competição, a verdade é que este tipo de canção já não me enche as medidas. É uma proposta minimamente interessante, mas que não me diz nada. Dada a qualidade da semifinal 2, na minha ótica, a Estónia não teria lugar na grande final.

7 pontos

José Godinho - Acho piada a esta cantiga. Tem uma melodia no refrão que nos convida a cantar, com uma letra fácil... AAAAAAA... Os cantores não são nada de especial, mas é uma música que me sabe bem ouvir. Também parece ser boa para viajar... e se calhar foi por isso que eles se perderam em Verona!

6 pontos

Mariana Trindade - O “eu” começa por referir que perdeu o jogo com alguém, que acabou a dormir sozinho e acordou com uma garrafa nas mãos. Diz que sempre o amou, antes de o romance se tornar num drama e, faz referência ao Romeu e Julieta. O outro diz que vai fazer com que o “eu” se torne forte e que tentou dizer a verdade, antes do romance se tornar num drama. Há uma confissão, em que diz que o melhor dele estava no “eu”. A letra está muito original, devido à referência ao Romeu e Julieta, uma história de amor muito conhecida. O instrumental está bastante bonito e mexido, que faz dançar e realça a ideia da letra. Os artistas têm vozes bastante boas, que parecem ser um casal apaixonado. As atuações são boas, pois as vozes dos dois estão bem juntas. As duas vozes são bastante bonitas e cheias de magia!

12 pontos

Nelson Costa - Verona é "catchy", bem escrita, dançável. Dificilmente nos sai da cabeça! Os intérpretes têm carisma suficiente para prender os telespectadores ao ecrã. Tem um lado 80’s à la Kylie Minogue ou Modern Talking, o que poderá ser um ponto a favor… ou a desfavor. O resultado em Kiev estará muito dependente de todo o "acting": a performance na final nacional não me convenceu nem um bocadinho, não tirando as potencialidades que esta canção tem. 

10 pontos

Pedro Coelho - Tenho esta música listada como uma das canções mais antiquadas dos últimos anos, com referências eurodisco a encontrarem-se "schlager" do início deste século. Além da infeliz composição que é Verona, os intérpretes também não aparecem para ajudar. Koit Toome (não é o Gary Barlow?) e Laura formam um duo que tem a química de um copo de água misturado numa garrafa de azeite. A performance é foleira, o guarda-roupa também, e misturarem referências a Shakespeare no meio deste ensemble "Somos Portugal no Báltico" é insultuoso. 

0 pontos

Rodrigo Sousa - Não consigo gostar, não entendo como certas pessoas gostam disto. Tinham músicas melhores na final nacional deles (como a Kerli e Elina) e escolheram isto. Porém, a canção fica no ouvido, e por isso aposto que vão conseguir ter um lugar na final.

4 pontos

Tomás Nabais - Gosto particularmente da proposta deste ano da Estónia, Verona, pelo seu forte instrumental: um "uptempo" bastante forte, mexido e super cool. A conjugação das duas vozes resulta muito bem. Na final pode muito facilmente chegar ao top5, não mais que isso. 

8 pontos

Wanda Stuart - Faz-me lembrar as canções dos Modern Talking, que eu nunca gostei... Duas vozes afinadas, mas que não me transmitem emoção nenhuma. E isto num tema que fala de amor, ou desamor... esperava mais emoção. Muito "plásticos", tal como os Modern Talking...

1 ponto




2 comentários:

  1. O público por vezes gosta de música perdidas noutras eras e este ano parece que vamos ter o efeito Polónia 2016, fortemente pontuada no televoto e posta de parte pelo júri.
    Para mim esta proposta estónia é demasiado cliché, perdida no tempo e sem alma. 2 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Um tema muito romântico bem interpretado por este casal de artistas com as vozes muito entrosadas.Creio mesmo que chegarão à final. Dou 6 pontos.

    ResponderEliminar